As pedras do Sol e pedra da Lua representam duas energias que podem ser compreendidas como opostas ou complementares e são muito úteis para compreendermos como nos harmonizar, ter mais saúde e sentir bem estar. Tudo isto porque podemos nos beneficiar busca pelo equilíbrio com a pedra do sol e pedra da lua e a energia poderosa que cada uma nos transmite.
O equilíbrio é fundamental para nosso bem estar
Vivemos em um mundo de dualidade e muitas vezes sofremos em função do desequilíbrio dos excessos quando transitamos continuamente apenas por um desses pólos. É sabido por muitos que para termos uma vida mais plena e harmoniosa é preciso evitar excessos e extremos, uma ideia trazida ao ser humano há milênios.
Contudo, o equilíbrio não é o meio termo e aí parece também residir a confusão sobre este conceito. Entre o preto e o branco, o escuro e o claro, o quente e o frio… o equilíbrio não é o morno. A filosofia tradicional chinesa, apresentando de forma aprofundada o conceito do TAO e Ying / Yang deixa isso muito claro. Ao compreendermos isso, podemos melhor nos conduzir tendo como resultado mais saúde, harmonia e bem estar.
A ideia de Ying/Yang
Yin e Yang são conceitos do Taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo. Representam as duas forças fundamentais opostas e complementares que se encontram em tudo que existe. Yin é o princípio da noite, Lua, a passividade, absorção, feminino. O yang é o princípio do Sol, dia, a luz e atividade, masculino. O próprio símbolo Ying Yang representa essas duas forças que não podem ser dissociadas e fazem parte do todo. O Ying contém o Yang e vise e versa. O equilíbrio é dinâmico e está entre o Ying e Yang.
Para compreender ainda melhor o conceito, podemos lembrar que pela psicologia e psicanálise, e pela medicina tradicional até, temos esse conhecimento de que existe o lado feminino em um homem e vise e versa. É importante não colocarmos julgamento moral ou rotular essas forças. São forças que co-existem, não podem ser dissociadas e precisam estar em equilíbrio, que é dinâmico. Desta forma, tomemos como exemplo uma mulher. Ela poderá ser mais Ying – mente, passiva, frio, receptiva, introspectiva, etc ou poderá até mesmo ser mais Yang – corpo, ativa, quente, emissora, extrovertida, etc.
Assim, Yin-Yang representa o equilíbrio dinâmico de forças opostas, mas complementares e interconectadas. Neste conceito, o todo faz referência à energia Ch’i, ou como também é conhecida, energia cósmica.
Em busca do equilíbrio
Entre um extremo e outro, de acordo com a Filosofia chinesa, existem cinco diferentes estados de energia, correspondentes a cinco elementos: madeira, terra, metal, água e fogo.
O equilíbrio não é meio-agitado nem meio-passivo. Nem ficar em cima do muro. O equilíbrio é dinâmico e a serviço da unidade e do todo. Não é a defesa da agitação em detrimento da passividade. Ambas as forças existem dentro de nós.
Alguns pendem mais para o Ying, outros para o Yang. Daí a importância do autoconhecimento para melhor nos beneficiarmos e nos conduzirmos. É preciso equilíbrio entre corpo e mente. E ao nos conhecermos, podemos verificar quais nossos excessos e trabalhar inclusive aspectos representados pela outra força complementar.
Neste contexto podemos nos beneficiar com a Pedra do Sol – Yang – e com a Pedra da Lua – Ying, que simbolizam e representam duas forças opostas e complementares.
Para que serve a Pedra do Sol verdadeira
A pedra do Sol está associada à luz (proveniente do sol), à força, à vitalidade. Possui efeito regenerativo, associado à luz do sol. Aumenta nossa vitalidade e estimula nossa força, elevando e despertando nosso poder pessoal.
A pedra do Sol pode ser especialmente útil aos co-dependentes, com dificuldade de dizer “não” aos outros, justamente por aumentar nosso poder pessoal. Pessoas excessivamente Ying também podem se beneficiar muito com a pedra do Sol, que estimula o entusiasmo e otimismo, suavizando aspectos de melancolia e até depressão em função do excesso de introversão e receptividade.
Significado da Pedra da Lua verdadeira
Associada, como o próprio nome diz, à lua, que é satélite, a pedra da Lua é refletora, correspondente à Ying, ou seja, intuição, receptividade, passividade, feminino, introversão, noite, etc. A pedra da Lua intensifica propriedades parapsicológicas pois relaciona-se à Glândula Pineal. Suaviza a instabilidade emocional, equilibra o sistema hormonal e regula o biorritmo. Do ponto de vista mental, abre a mente para novas oportunidades, por isso é chamada de pedra de novos começos.
Pedra da Lua verdadeira, Pedra da Lua falsa, Opalina, Pedra da Lua reconstituída Pedra do Sol verdadeira e pedra do sol falsa
Muitas dúvidas têm ocorrido devido a ambas as pedras terem versões chamadas falsas. Por serem tão valoradas pelo ser humano e nem sempre sendo tão fácil encontrá-las, acabou-se por criar suas versões em laboratório ou sintéticas.
A pedra da lua verdadeira, por exemplo, ganhou sua versão sintética que também é conhecida como Pedra da Lua reconstituída ou pedra Opalina. Na prática, o efeito com certeza não é o mesmo. Contudo, por terem sido criadas com componentes químicos semelhantes que até mesmo simulam a luz refletida na pedra, muitos a usam e se beneficiam de suas propriedades também. Cabe lembrar que o poder das pedras e cristais advém de sua natureza intrínseca e isso também diz respeito à sua composição química. O mesmo ocorre com a pedra do Sol.
Clique aqui para saber sobre a Pedra da Lua
Clique aqui para saber mais sobre a Pedra do Sol
Como usar a pedra da Lua e a Pedra do Sol
Quando uma mulher usa a pedra da Lua, estará trabalhando o resgate, conexão com sua essência Ying, auxiliando-a a conhecer-se melhor e a se manifestar de forma autêntica, própria e singular sua natureza feminina, sem ficar refém de modismos ou padrões pré-estabelecidos. O mesmo acontece com um homem que se beneficia com a pedra do sol, só que no aspecto inverso.
Para trabalhar a força oposta complementar que deseja, basta escolher a pedra correspondente. A pedra do sol pode ser segurada próxima da região do umbigo, para revitalização e estímulo da força pessoal. Já a pedra da lua, quando se pretende estimular experiências ampliando percepções extrafísicas, pode-se segurar próximo à testa por alguns poucos minutos, sempre com muito cuidado.
Outra sugestão de uso é o uso simultâneo das pedras por um curto período de tempo, para sentir sua essência (o todo) manifestada em duas forças opostas e complementares.
Cabe ainda ressaltar o cuidado no uso da pedra da Lua, pedra de introspecção, trazendo conteúdos do inconsciente ao consciente a serem trabalhados.
Por Nuryahan Pirâmides Incensos Produtos Esotéricos