A cromoterapia baseia-se na aplicação das propriedades das cores – as 7 cores do espectro solar – para cura no corpo físico e sutil, promovendo bem estar e equilíbrio. Sua origem remonta antigas civilizações, como a Egípcia, Grega, Indiana e Chinesa, que fizeram uso das cores para tratamentos de saúde em geral, seja no corpo físico, mental ou emocional.
Atualmente é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1976 e foi implantada recentemente no SUS como prática integrativa. É de relativo conhecimento comum o efeito que as cores têm no ser humano – o vermelho é estimulante, o azul relaxa e revigora, o verde está relacionado à cura e assim por diante.
AS CORES E SEU IMPACTO, CONFORME A FÍSICA
Com o desenvolvimento do conhecimento da disciplina Física ao longo dos tempos, cientistas perceberam que a luz possui um comportamento similar ao das ondas eletromagnéticas; a luz é uma oscilação e se propaga no vácuo com uma certa variação no tempo (frequência). As frequências determinam as cores para a luz – para uma determinada faixa de frequências podemos observar as cores. Esta faixa de cores denominamos espectro de luz visível. Pode-se afirmar, portanto, que para cada cor há uma determinada frequência e comprimento de onda que a distingue das demais.
Na prática, um exemplo simples que ilustra o impacto da energia das frequências de luz é o efeito fotoelétrico – muito comum encontrarmos em shoppings e estabelecimentos em geral portas que se abrem “automaticamente” quando nos aproximamos.
“PSICOLOGIA DAS CORES” E CROMOTERAPIA EM NOSSO DIA A DIA
Quem estudou arquitetura, design, publicidade e tantas outras áreas de conhecimento, certamente teve a oportunidade de abordar e estudar um pouco o tema, sempre do ponto de vista do efeito que cada cor provoca no ser humano ( “o efeito no psicológico do ser humano”, por assim dizer). Longas foram as pesquisas para se chegar à conclusão da melhor cor e tonalidade a ser usada em paredes de Hospitais, por exemplo, para auxiliar a promover a aceleração de cura e evitar estados depressivos em pacientes. Afinal, as cores têm impacto direto no ser humano e na energia do ambiente.
COMO A CROMOTERAPIA AUXILIA A RESTABELECER NOSSO EQUILÍBRIO, BEM ESTAR E ESTADO DE SAÚDE
Conforme nos aprofundamos um pouco mais sobre o estudo da cromoterapia, das cores, suas vibrações e propriedades, podemos começar a compreender um pouco melhor como as cores atuam diretamente em nós – física, mental e emocionalmente.
Se consideramos que tudo vibra, tudo é energia, certamente compreendemos que as cores são vibrações diferentes, que cumprem diferentes propósitos. Cada cor aplicada tem um efeito específico no ambiente e no ser humano, e pode ser usada como recurso para restaurar nosso equilíbrio, estado de saúde, harmonia e bem estar.
AS 7 CORES E OS 7 CHAKRAS
Nossos corpos possuem centros de energia – Chakras – localizados em pontos distintos ao longo do cordão energético de nossa coluna vertebral. Distribuem-se como em uma espiral e são principalmente 7 os mais conhecidos, responsáveis pelo alinhamento e ditribuição de energia por todo nosso sistema. Cada Chakra regula processos específicos, que têm impacto tanto no aspecto físico, como emocional, psíquico e vibracional.
A cada Chakra atribui-se uma cor dos 7 raios (ou espectro visível) . Desta forma, quando estamos desequilibrados, apresentamos perturbações e até mesmo doenças físicas e/ou de ordem emocional e psíquica, é possível considerar que estamos deixando de absorver nossa cota de energia-luz de todo o espectro de cores que nos é necessário.
APLICAÇÃO DE CROMOTERAPIA
Além de mentalizações das cores necessárias a serem absorvidas, feitas por terapeutas holísticos capcitados ou pelas próprias pessoas que delas necessitam, a Luminária para Cromoterapia tem sido amplamente utilizada para esse fim. Versáteis, permitem selecionar a cor necessária para restaurar nosso equilíbrio interior e podem ser usadas por todos em geral. Claro, sempre com cautela e atenção. Muitas vêm associadas com a pedra Cristal de Quartzo transparente, que é um excelente receptor e transmissor de energia, potencializando ainda mais o efeito desejado.
Já o Bastão Cromático, ou Bastão de Colorcumpultura é um instrumento específico que deve ser usado apenas por profissionais que têm conhecimento sobre o assunto, já que se mal conduzidos, ao invés de ajudar, podem prejudicar a pessoa.
Para quem deseja melhor se beneficiar das propriedades e efeitos das cores e se conhecer, além das luminárias cromáticas, pode ser bastante útil e interessante começar a prestar a atenção nas cores em seu dia a dia – cor preferida, cor de suas roupas, objetos, cor nos ambientes – e observar qual o impacto que cada cor promove em si. E assim, selecionar, intuitivamente mesmo, cor específica de roupa a usar ou até mesmo mentalizar a cor, por exemplo, para auxiliar a se colocar em determinado estado mental e emocional desejado, restaurando o próprio equilíbrio e bem estar.
Por Nuryahan Produtos Esotéricos.
Imagem: https://www.shutterstock.com/